Toyota Etios Hatch X-Plus 1.5 AT
Desempenho 3
Consumo 4
Segurança 3
Conectividade 2
Conforto 3
Pacote de série 3
Mercado 2

O Toyota Etios hatch é o carro de entrada da marca japonesa no Brasil. Com a chegada do “irmão” maior Yaris, simplificou o número e a nomenclatura das versões, que agora é dividida em X e X-Plus. Com motores 1.3 ou 1.5, o Etios é comercializado com câmbio automático de quatro marchas ou manual de ..

Summary 2.9 bom
Desempenho 4.5
Consumo 4
Segurança 4
Conectividade 3
Conforto 3.5
Pacote de série 3
Mercado 4
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Summary 3.7 muito bom

O Toyota Etios hatch é o carro de entrada da marca japonesa no Brasil. Com a chegada do “irmão” maior Yaris, simplificou o número e a nomenclatura das versões, que agora é dividida em X e X-Plus. Com motores 1.3 ou 1.5, o Etios é comercializado com câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco.

O que é novo

  • No início de 2018, todas as versões do Toyota Etios passaram a contar com assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

O que nós gostamos

  • O Toyota Etios hatch tem boa estabilidade na estrada, graças à eficiente direção com assistência elétrica e aos controles eletrônicos de tração e estabilidade (que podem ser desligados por uma tecla no painel).
  • As suspensões são bem competentes no Toyota Etios, transmitindo baixas vibrações para o interior da cabine.
  • O painel de instrumentos centralizado do Toyota Etios tem bom grafismo e permite boa leitura das informações. Esta versão traz a função Eco Wallet, que proporciona alguns recursos de comodidade ao motorista, como cálculo de gastos com combustível em um deslocamento.
  • Mesmo com quatro marchas, o câmbio automático ficou incrivelmente bem adequado no Toyota Etios.
  • Considerando o tipo de transmissão, o consumo agrada. Na comparação absoluta geral, ele tem nota B no Inmetro.
  • Na lista de equipamentos de série, esta versão ainda traz piloto automático, assistente de partida em rampa e rodas de liga leve aro 15’’.

O que pode melhorar

  • O sistema de som deveria ser melhor nesta versão topo de linha do Toyota Etios. Ele conta com CD Player, conexões bluetooth, USB e auxiliar, mas falta tela sensível ao toque com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, é de difícil leitura em dias ensolarados, devido à baixa qualidade dos grafismos.
  • No Etios X-Plus faltam itens como faróis de neblina, sensores de estacionamento, regulagem de profundidade do volante e ajustes de altura dos cintos dianteiros.
  • Assim como o visual externo, a chave também é ultrapassada no Toyota Etios (não é do tipo canivete).
Ano2020Comp3,777 m0-100 km/h11s8
Preço*R$ 218.900Largura1,695 mVel. máxima 173 km/h
Motor1.6 turbo flexAltura1,510 mConsumo cidade11,9 km/l (g)
Potência máx.107 cv (e)Entre-eixos2,460 mConsumo estrada13,2 km/l (g)
Torque máx.144 Nm (e)Peso945 kgEmissão de CO2107 g/km
Câmbio4 marchas ATPorta-Malas 270 litros*Veja o preço atualizado no site do fabricante.
Pneus185/65 R15Tanque45 litros

Os números

Ano: 2020
Preço: 63.190*
Motor: 1.5 flex
Potência máxima: 107 cv (e)
Torque máximo: 144 Nm (e)
Câmbio: 4 marchas AT
Comprimento: 3,777 m
Largura: 1,764 m
Altura: 1,695 m
Entre-eixos: 2,460 m
Peso: 945 kg
Pneus: 185/65 R15
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
0-100 km/h: 11s8
Vel. máxima: 173 km/h
Consumo cidade: 11,9 km/l (g)
Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
Emissão de CO2: 107 g/km

*Veja o preço atualizado no site do fabricante.

  • Etios-HB-X-PLus-AT-3.jpg
  • Etios-HB-X-PLus-AT-1.jpg
  • Etios-HB-X-PLus-AT-2-1.jpg

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3 Comentários

  1. Emilio 08/05/2019
    Responder

    Eu estava para comprar este ETIOS,más quando vi o painel deslocado para o meio do painel,eu desisti.Ficou sem justificativa e o câmbio de quatro marchas ultrapassado não pegou no modelo.

    • ERICLIS MAGON 14/05/2019
      Responder

      Emilio, realmente não é todo mundo que gosta do painel digital centralizado. Eu, particularmente, me adaptei fácil com a posição do painel. Quanto ao câmbio, achei ele competente no Etios. Ele só sofre um pouco em subidas muito íngremes, elevando as rotações do motor e o nível de ruído interno. Mas concordo que um câmbio mais moderno poderia ser ainda melhor.

  2. José 10/05/2019
    Responder

    Toyota, ou, se preferir, Recall-yota

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